O primeiro chama-se MADRUGADA e explora o papel da Mulher na Resistência. É uma trilogia performativa composta por 6 espetáculos: 3 peças de teatro e 3 projetos de mediação cultural. Começou em 2023 com o monólogo AURORA e prolongar-se-á, pelo menos, até 2026.
UMA TRILOGIA PERFORMATIVA NO EIXO CULTURA-EDUCAÇÃO
Investigamos histórias, recolhemos memórias, escolhemos protagonistas, traçamos premissas e apresentamos espetáculos de Teatro e/ou Projetos de Mediação Cultural. Partimos do real, de factos, de testemunhos e abrimos o debate sobre temas transversais à formação pessoal e coletiva.
Apresentamo-nos em teatros, cine-teatros, auditórios, museus, bibliotecas ou noutros equipamentos/espaços menos convencionais.
Para PÚBLICO-GERAL.
Para COMUNIDADES ESCOLARES [Maiores de 14 anos – 9º Ano do Ensino Básico, Ensino Secundário, Ensino Profissional, Ensino Superior].
Para COMUNIDADES específicas, sob temáticas específicas.
A Arte não é apenas uma linguagem estética. É, sobretudo, um meio transformador, capaz de gerar pensamento crítico, fortalecer identidades e aproximar comunidades.
Os RAIAR LABS são o âmago do nosso projeto formativo. São oficinas criativas – multidisciplinares – onde todos são convidados a viver um processo de aprendizagem – sem medos – numa rede de segurança e confiança que só o Teatro consegue proporcionar.
Dividimos a nossa atuação em 4 EIXOS TEMÁTICOS (Criação, Comunicação e Coletivo; Teatro e Expressividade; Criação e Autoria; Identidade e Memória) que se disponibilizam em 3 TIPOLOGIAS DE FUNCIONAMENTO (Flash; Day; Week). Cada LAB é um laboratório onde partilhamos um processo formativo orgânico, alicerçado na experiência individual e coletiva de cada turma, ampliando valências pessoais, aprendendo novas ferramentas transversais à formação pessoal e coletiva e refletindo, em conjunto.
A Cultura e a Educação devem andar de mãos dadas. Porque a Liberdade não é só tema, é forma, é consciência.
Para alunos, educadores, animadores sócio-culturais, mediadores, professores, grupos de trabalho ou empresas.
Pontuais ou de continuidade para comunidades específicas.
O nosso FOCO LAB é uma página em branco, construída a várias mãos. Desde aulas abertas a oficinas de grupo, com temáticas preponderantes ou direcionamentos mais técnicos. É uma resposta direta às necessidades específicas de cada grupo de trabalho. Após diagnóstico e numa lógica de concertação e diálogo, construímos um laboratório único e ajustado às especificidades em causa, partindo sempre das valências do Teatro e do extenso leque de ferramentas teóricas e técnicas que a sua prática implica.
Para escolas, autarquias, teatros, auditórios, bibliotecas, museus, associações culturais e sociais ou entidades privadas.
Criamos juntos, para transformar o futuro.