EQUIPA

INÊS MELO

DIREÇÃO ARTÍSTICA

Inês Melo nasceu em Lisboa, em 1989. Criada no Ribatejo, desde cedo se interessou pela Arte.

Licenciou-se em Ciências da Arquitectura, pela Universidade Lusíada de Lisboa [2007-2010] e formou-se, enquanto atriz, na ACT – Escola de Atores [2010-2013]. Em 2014 ingressou no Mestrado em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema e em 2015 termina a pós-graduação em Teatro – variante Artes Performativas.

Co-fundadora e membro integrante do grupo de Teatro de Improviso Os Paus Mandados [2015-2018], criou e interpretou diversos formatos de Comédia de Improviso, género que serviu de base ao trabalho de investigação da sua tese de mestrado, intitulado Improvisar – a construção teatral do genuíno.

Atriz residente do Teatro Reflexo [2016-2022], integrou inúmeros projetos de Teatro para a Infância e de Teatro Imersivo. O Matadouro e Cinema Medo são alguns exemplos de projetos imersivos, de interação direta com o público, onde explorou amplamente a temática do medo. É com o Teatro Reflexo que se estreia na encenação, encenando os espetáculos 5 Contos de Fadas em 50 Minutos [2018] e A Lebre e a Tartaruga [2019]. Em 2020, em plena pandemia, assina a direção de atores do projeto imersivo digital A Gala.

Artista multidisciplinar, a partir de 2020 integrou equipas de escrita de projetos de ficção para televisão e plataformas de streaming como Para Sempre, Morangos com Açúcar e A Fazenda e trabalha regularmente no meio audiovisual dobrando em português para filmes e séries de animação ou imagem real.

Em 2023 criou o RAIAR – Laboratório Criativo, uma estrutura de investigação e criação artísticas, da qual já resultaram o monólogo AURORA e o espetáculo de Teatro & Mediação Cultural PROJETO AURORA, explorando a Resistência à Ditadura, no feminino.

RICARDO DENZEL

EQUIPA NUCLEAR

Ricardo Denzel nasceu em Lisboa, em 1986.

Em 2010 iniciou o seu percurso na ACT – Escola de Atores, onde completou o Curso Profissional de Atores para Cinema, Teatro e Televisão [2010-2013].

No Cinema, participou em várias curtas-metragens, como Bestas, vencedor do Prémio Sophia – Estudante e O Autor, de Rui Neto.

No Teatro, integrou o elenco de Um dia de Raiva, com encenação de Nuno Pino Custódio e estreia-se no Teatro Reflexo com O Internato, tendo colaborado com a companhia em vários projetos até ao presente, nomeadamente na variante de Teatro Imersivo, dando vida a vários personagens na plataforma Projecto Casa Assombrada, com direção de Michel Simeão, em O Matadouro, Quinta da Fidalga, A Seita Cinema Medo, um projeto de terror imersivo do Teatro Reflexo, em parceria com a EGEAC, que cruza o cinema e o teatro numa visita guiada aos bastidores do Cinema São Jorge, em Lisboa.

Paralelamente desenvolve o seu projeto musical na área do rap português, tendo lançado  vários singles em nome próprio.

Em 2023 integra a equipa do RAIAR e assina a sua primeira assistência de encenação no monólogo AURORA, de Inês Melo, com quem desenvolveu uma parceria co-criativa de encenação e direção de atores que repetiu no espetáculo PROJETO AURORA.

DANIELA SAMPAIO

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade do Minho. Desenvolveu trabalho nas áreas de jornalismo e assessoria da comunicação entre 2007 e 2013.

Produtora Executiva do Teatro dos Aloés entre 2013 e 2019.

Entre janeiro e dezembro de 2015 foi Diretora de Produção da Associação Portuguesa de Cenografia (APCEN) e do Projeto de Representação Oficial Portuguesa na Quadrienal de Praga.

Desempenhou a função de Produtora Executiva na Enlama Associação Cultural entre 2016 e 2018 e da companhia TEATRO SÓ entre 2018 e 2021.

Entre abril de 2019 e abril de 2021 assumiu funções de Produtora e Responsável de bilheteira no Centro Cultural da Malaposta.

Responsável pela produção do projeto AQUI AO LADO da Companhia Mascarenhas-Martins entre janeiro e dezembro de 2023 e Diretora de Produção do Projeto HODO – Representação Oficial Portuguesa na seção Estudantes na Quadrienal de Praga 2023.

Colabora frequentemente, em regime de freelancer, com diversas Associações e Companhias de Teatro.

É, atualmente, Diretora de Produção do Teatro dos Aloés e Produtora Executiva do RAIAR – Laboratório Criativo.

Acompanha o nosso trabalho aqui: